Cinco anos de Matias se passaram e quanta coisa mudou. Vejo que todas as etapas foram vividas, com muita intensidade e sinceridade. Teve o tempo de luto, chorar pela perda do filho idealizado e lidar com “outro” filho com desafios aos quais você nunca sonhou (esse ai foi pesado). A etapa seguinte foi da aceitação, embora a mente ainda fantasiasse uma possível troca, imagine?! Ai depois você já para com essa perda de tempo e agora é olhar pra frente e encarar. É um desabrochar, e você não sabe bem quando termina uma etapa e começa outra. Algumas delas até deixam marcas que, às vezes, ferem. Mas aprendi a mandar embora pensamentos que não me acrescentem nada e muito menos na vida do meu filho.

Olho pra trás com muita alegria e uma vontade imensa de celebrar os cinco anos de vida de Matias. Principalmente pelo o que ele vem se tornando e no que nós nos transformamos. O milagre da vida é pura dependência de um Deus bom, sempre. Acredito mesmo que tudo tem que ser vivido intensamente e a transparência da dor me ajudou, e me ajuda, muito nesse processo. Sempre digo que o aprendizado é mais nosso, pais e pessoas que o cercam. E confesso que em relação a isso meu aprendizado foi além das minhas expectativas. Abri meus olhos para uma inversão de valores que existe, onde somos mais um na multidão com seus dogmas, paradigmas, moda, conceito do belo, do feio, etc. 

Já o aprendizado de Matias está dentro de uma área cognitiva, comportamental e física, bem como na sua formação como indivíduo. Tudo isso dentro das suas limitações. Uma criança que consegue tirar de nós toda essência da vida, do que realmente importa como o amor, a cumplicidade e o respeito, deve ser sim uma vida muito celebrada. E os ganhos que isso trará na vida dela mesma, ao enxergarmos isso, são incríveis.

Quero muito escrever sobre coisa práticas no dia a dia de uma criança deficiente e vou fazer, porque essa troca tem sido de uma utilidade enorme. Hoje temos acesso fácil a tudo que está acontecendo no mundo todo e isso também é super importante para um melhor adaptação e desenvolvimento do seu filho. Vou escrever isso em uma outra oportunidade.

Por enquanto, foco nos 5 anos de Matias, na felicidade, na dor, na luta, nos ganhos, nas perdas e nas muitas coisas que ainda virão e do tanto ainda que temos que aprender! A vida é empolgante por isso, estamos sempre aprendendo! Viva Matias!

 

Things you might like

Other articles you might enjoy...

Survey icon

Public Opinion…

Is your child continent and aware of when they need to use the toilet?